Novembro: mês da consciência negra terá uma programação intensa de artistas contemplados no Prêmio Zumbi de Cultura



CIA BAOBÁ MINAS E GRUPOS CULTURAIS

O VII Prêmio Zumbi de Cultura – Comemora o Dia da Consciência Negra, premiando as personalidades de 2016 pela Cia Baobá Minas. A solenidade para entrega do prêmio será realizada dia 13 de novembro no Grande Teatro do Sesc Palladium às 19 horas com entrada gratuita.


Nos dias 18 e 19 de novembro no Sesc Palladium acontecerão atividades diversas, exibição de documentários, roda de conversa, oficina e shows. O encerramento acontece 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) no Memorial Minas Gerais Vale.

O Prêmio Zumbi de Cultura traz a convidada especial Marlene Silva, 80 anos, natural de Belo Horizonte.  Em 2010 foi homenageada na primeira edição. A bailarina é precursora de Dança em Minas Gerais, além de trombonista, psicóloga e professora de teoria musical e harmonia.  Atuou em vários filmes brasileiros (“Orfeu no Carnaval”, “Rumo à Brasília e Vai que é Mole”). Marlene Silva recebeu destaque pelo filme “Xica da Silva” de Cacá Diegues, ao coreografar a protagonista Zezé Mota e parte do elenco. Ela morou no México e em Boston, e deu cursos em vários países. No cenário brasileiro criou diversos espetáculos. Em BH nos teatros Palácio das Artes e Francisco Nunes, Marlene foi a coreógrafa de “Brasil Mestiço” (1996) e “Kizomba – 500 Anos” (1999). Atualmente reside no Rio de Janeiro. Vários artistas e discípulos inspiraram em sua obra artística. O Prêmio homenageia também o Mestre Conga (Guardião do Samba de Belo Horizonte).

O Prêmio Zumbi de Cultura acontece há sete anos e aprecia pessoas que se destacam nos campos das artes, da política e da cultura negra, em Minas e no Brasil. Os concorrentes (três nomes) são indicados por entidades e grupos culturais para concorrerem ao Prêmio Zumbi de Cultura. O prêmio é distribuído nas seguintes categorias: dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política.

Pensar a ocupação cultural, o fazer artístico, a correspondência entre os artistas na busca de ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e visibilidade da cultura afro brasileira tem sido a prioridade do Prêmio Zumbi de Cultura.

O projeto é idealizado por Júnia Bertolino - Cia Baobá Minas, aprovado pelo Edital Descentra BH, promovido pela Fundação Municipal de Cultura. O Prêmio é confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Conta com a parceria do Sesc Palladium, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Memorial Minas Gerais Vale e Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.


PROGRAMAÇÃO
 Solenidade VII Prêmio Zumbi de Cultura pela Cia Baobá Minas e shows
Domingo, 13 de novembro – 19h
Grande Teatro Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro.

Atrações:
*Exibição do Vídeo: Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas
* Mestre Conga; Johnny Herno; Celso Moretti; Magia Negra, Grupo Kandoa (Serra do Cipó), Tamara Franklin ; Cia. Baobá Minas e Berimbrown.
  Entrada franca, com retirada de ingressos meia hora antes.

Roda de conversa e performance
Quinta-feira, 17 de novembro – 19h
Foyer do Sesc Palladium – Av. Augusto de Lima, 420 - Centro
 Atrações:
*Roda de conversa - 80 anos de luta, dança e resistência de Marlene Silva
*Performance da Cia Baobá Minas
 Convidados:  Evandro Passos  (Cia. de Dança Bataka) , Carlos Afro (Carlos Afro e Cia), João Bosco ( Cia. Primitiva de Arte Negra) , Madu Santos (Associação Cultural Odum Orixás), Rô Fatawá (Aruê das Gerais), Mamour Ba- (Conexão African Beat) , Marilene  Rodrigues (Art 22),  Rui Moreira (Cia SeraQuê?) e Maurício Tobias (Academia Jazz Danças).
Mediação de Júnia Bertolino – Cia. Baobá Minas

Documentários Temáticas Negras
Sexta-feira, 18 de novembro – 9h
Sala Multiuso -  Sesc Palladium -  Av. Augusto de Lima, 420 - Centro
Atrações:
*Curtas - "Ocupação Cultural e Identidade", "Os mestres" e "Comemoração da Consciência Negra pela Cia Baobá Minas" abordam depoimentos de artistas, mestres e grupos culturais nas comemorações da Consciência Negra.  (os filmes são produzidos pela AIC – Associação de Imagem Comunitária em parceria com a  Cia Baobá Minas).

Após a exibição, haverá a roda de conversa “Resistência de Zumbi e Dandara” e “Livro: Herdeiros de Zumbi". A discussão faz um paralelo entre a exibição dos vídeos e atividades dos grupos culturais de Belo Horizonte.

Oficina Corporeidades Negras com Júnia Bertolino
Sexta-feira, 18 de novembro - 19h
Sala Multiuso - Sesc Palladium – Av. Augusto de Lima, 420 - Centro
Atração:
*A vivência das corporeidades negras, busca na dança africana o trabalho do corpo, a poética, assim como o canto em manifestações populares, como:  afoxé, maracatu, capoeira e samba de roda inspirações para criação artística.
Ministrado por Júnia Bertolino que se apresentou como artista e bailarina na Itália, Senegal, Guiné Bissau, Índia, Londres e Alemanha.
Inscrições Gratuitas: baoba.danca@gmail.com
Vagas: 40

Informações: (31) 3270-8100 -  www.sescmg.com.br

Roda de Conversa e performance
Domingo, 20 de novembro – 14h
Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade S/N.
Entrada gratuita
 Atrações:
*Roda de Conversa Livro Herdeiros de Zumbi: Mestres e artistas homenageados pelo Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas – Marlene Silva e Mestre Conga.
Convidados especiais: Marlene Silva (80 anos de Dança, Luta e Resistência) e Mestre Conga (Guardião do Samba de Belo Horizonte). Iris Amâncio (Editora e Livraria Nandyala) e as organizadoras do livro (Júnia Bertolino – idealizadora do Prêmio Zumbi de Cultura, jornalista, produtora cultural e diretora da Cia. Baobá Minas) e Brígida Alvim (jornalista e produtora cultural).
Performance: Mateus Bahiense e Resistência Poética da Cia Baobá Minas e convidados.

Informações:

Ficha técnica:
VII Prêmio Zumbi de Cultura e Comemoração da Consciência Negra – Cia Baobá Minas
Realização: Companhia Baobá Minas
Produção:  Júnia Bertolino
Assessoria de Imprensa: Luciana Braga
Equipe de articulação: Madu Santos, Mara Evaristo, Maiara Lourenço, Elisa Hipólito, Evandro Nunes, Júnia Bertolino e Mestre Conga.
Apoio Institucional: Sesc Palladium, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Memorial Minas Gerais Vale e Coordenaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial.
Mais informações:

Luciana Braga, Assessora de Imprensa
Contatos: (31) 98742-9632

Blog do Prêmio Zumbi de Cultura: premiozumbidecultura.blogspot.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas