Festa “Territórios inventados” encerra projeto de residência musical



Atividades irão ocorrer no sábado, 12/11, na Fundação de Educação Artística, com entrada gratuita 

Grupo Serelepe
A festa “Territórios Inventados”, que ocorre no próximo sábado, 12 de novembro, na Fundação de Educação Artística (FEA), a partir das 17h30, vai encerrar com música e intervenções artísticas o “Territórios de Invenção – Residências Musicais”, projeto desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a FEA, por meio do Programa Música Minas, para levar, ao longo de seis meses, sólida formação musical a seis cidades mineiras, de forma gratuita e democrática. A festa terá a participação dos artistas residentes, que assumiram o desafio de estrear nessa primeira edição do projeto, que tem tudo para ter vida longa! Além dos artistas residentes, convidados irão abrilhantar o evento. 

Programação completa:

Kristoff Silva
 12/11 Festa “Territórios Inventados” 17h30 – Brincadeiras com o Grupo Serelepe, Rítmica no espaço cênico, com Grupo Oficcina Multimédia, Instalação sonora, com Kristoff Silva, Roda de
choro, com Marcelo Chiaretti

20h – Concerto “Mostra de residência”, com Roberto Victorio + Grupo Oficina Música Viva e convidados interpretam obras de Roberto Victorio

21h – Confraternização Balanço
O sábado marca a segunda atividade de encerramento do projeto. A primeira parte ocorreu na terça, 8/11, com mesa redonda que discutiu os resultados do projeto, com a participação do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, do presidente da FEA, Antonio Olimpio Nogueira, da diretora da FEA, Berenice Menegale, da diretora executiva do “Territórios de Invenção”, Lúcia Campos, além dos artistas residentes, outros colaboradores do projeto e convidados “Esse foi o momento mais importante da Fundação em 2016”, observou Berenice Menegale, ao falar dos frutos colhidos com o projeto e do desafio que foi executar a iniciativa em um ano de não boas notícias para o setor cultural.

O secretário Angelo Oswaldo destacou o quanto o projeto é marcante pelo caráter de descentralização. Ele também lembrou que o “Territórios de Invenção” atraiu a atenção para os conservatórios estaduais, já que parte das residências foi realizada nessas instituições. “Valorizou os conservatórios, mostrou o potencial deles e que há muito a ser resgatado. Espero que esse projeto possa se repetir no próximo ano”. Dentro dessa temática, Lúcia Campos observou que é preciso repensar a relação entre educação e cultura, uma vez que os conservatórios estaduais, em Minas, são subordinados à Secretaria de Estado de Educação, parceira da FEA no projeto. “É preciso uma política pública que faça essa relação de forma legítima, como foi esse projeto, como mote para ser desenvolvido em outras possíveis continuidades”. Ao encerrar a mesa redonda, o presidente Antonio Nogueira parabenizou os envolvidos na iniciativa e também se manifestou sobre futuras edições do “Territórios”. “A ideia é que continuemos o que está aqui”.

Residências Musicais por Pedro Aspahan
Nessa primeira atividade de encerramento, foi exibido um documentário produzido pelo cineasta Pedro Aspahan sobre as residências musicais. Também houve a apresentação da peça “Soham”, composição de Roberto Victorio, executada por Fernando Rocha e Elise Pittenger. O projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais” teve início em junho deste ano e, até este mês, passou por seis cidades – Diamantina, Pouso Alegre, Montes Claros, Uberlândia, Ouro Preto e Belo Horizonte. Para a realização de todas as residências musicais, houve dois momentos: o período de inscrição, com ampla divulgação nas cidades que receberiam as atividades; e a realização das residências, que ocorreu em conservatórios estaduais de música ou por meio de parcerias com as universidades federais locais. Todas as ações eram gratuitas, desde as inscrições.

Territórios inventados por Guilherme Mashala
Rafael Macedo e Sérgio Rodrigo, por Pedro Aspahan
Os artistas residentes foram: Odette Ernest Dias e Marcelo Chiaretti (Diamantina); Kristoff Silva (Pouso Alegre); Grupo Serelepe (Montes Claros); Rafael Macedo e Sérgio Rodrigo (Uberlândia); Grupo Oficcina Multimédia (Ouro Preto); Roberto Victorio (Belo Horizonte) – esta última vai até 11 de novembro. Todos eles com vasta experiência musical e rítmica, com carreira nacional e internacional e formação acadêmica. Durante as residências, eles produziram relatos em texto, fotos e vídeos, documentando as experiências com os participantes. Esse material foi divulgado no site do projeto (www.residenciasmusicais.com.br), na seção “Cadernos de Campo”. Muitos dos momentos vividos nas residências viraram imagens nos vídeos de Pedro Aspahan, dos quais, alguns serão exibidos na programação de encerramento. Todo esse material vai se constituir em um memorial do projeto, para consultas futuras e novos aprendizados.

SERVIÇO 
Projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais”
Programação de encerramento
Data: 12 de novembro de 2016
Horário: a partir das 17h30
Site: www.residenciasmusicais.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas