União de irmãos das cordas: Juarez Moreira chama hermanos argentinos, chilenos e brasileiros para show do seu novo disco Cuerdas del Sur


Juarez Moreira convida Luis Salinas (ARG), Toninho Horta (BRA), Chiquito Braga (BRA) e Christian Gálvez (Chile)

Encontro histórico reúne consagrados nomes das cordas da América Latina


No dia 18 de fevereiro, às 21h, Juarez Moreira recebe Luis Salinas, Toninho Horta, Chiquito Braga e Christian Gálvez em show inédito, no Teatro Bradesco. O encontro será registrado no CD Cuerdas Del Sur. O show conta com a participação dos músicos Kiko Mitre (baixo) e Esdra Neném (bateria), grandes parceiros de Juarez Moreira.

Juarez ouvia Toninho que ouvia Chiquito. Essa ligação mútua possibilitou a união da sonoridade do violão brasileiro com o som das cordas chilenas e argentinas. Chiquito Braga já realizava trabalhos com Christian Gálvez, que sempre foi próximo de Luis Salinas, amante da música brasileira, principalmente mineira. Essa rede de admiração entre os músicos despertou o desejo de tocarem juntos, registrando musicalmente essas afinidades.

Os cinco artistas têm em comum o fato de serem compositores criativos e exímios instrumentistas, todos tem uma discografia instigante, reconhecido destaque em seu país e o pensamento musical voltado à diversidade na música instrumental.
“O nome do CD é bem representativo, Cuerdas Del Sur. Existe uma afinidade grande entre a sonoridade do violão brasileiro, chileno e argentino”, explicou Juarez Moreira. No show, o quinteto vai interpretar repertório autoral, mas está aberto para composições que sejam significativas para esta união. Serão várias formações no palco, construindo a teia deste encontro histórico, até que todos toquem juntos, explica Juarez.
Conheça mais sobre os músicos
- Juarez Moreira
Reconhecido como um dos maiores violonistas do Brasil, aclamado pela crítica no exterior (“New York Times”, “Billboard”) e por feras como Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Toninho Horta e Paquito D’Rivera,  o artista mineiro cresceu ouvindo jazz, bossa nova e a música brasileira dos anos 50.  Dono de técnica impecável, o guitarrista e arranjador apresentou-se nos quatro cantos do mundo. Com 12 álbuns e um DVD gravado ao vivo no Palácio das Artes, apresenta-se com frequência nos principais festivais de música instrumental do país, recentemente fez show no MIMO Festival (Rio de Janeiro-RJ) e no Choro Jazz (Jericoacoara-CE).

- Chiquito Braga
O belo-horizontino Chiquito Braga tem sua trajetória musical ligada a importantes nomes da música brasileira. O músico atuou em shows e gravações ao lado de Elizeth Cardoso, Dorival Caymmi, Wilson Simonal, Nara Leão, Som Imaginário, Maysa, João Donato, Maria Bethânia, Leila Pinheiro, entre outros. Seu CD “Quadros Modernos”, gravado com Toninho Horta e Juarez Moreira, registra a escola mineira de violão moderno criada pelo próprio músico. Chiquito participou do projeto Violões do Brasil, no Palácio das Artes, e do Festival Internacional de Violões, em duas edições. Em 2007, ganhou o troféu Pró-Música, na categoria “Melhor Instrumentista do Ano de Minas Gerais”. No ano passado, foi o convidado especial do Encontro Internacional de Guitarras, no Chile, além de se apresentar na cidade de Santiago do Chile. Atualmente, o músico se dedica apenas à música instrumental.

- Christian Gálvez
Considerado o grande nome do jazz contemporâneo do Chile, Christian Gálvez tem intensa atuação na música brasileira, tendo realizado trabalhos com Ivan Lins, Benjamim Taubkin e Leny Andrade. Ele é reconhecido como o Jaco Pastorius chileno, por sua grande habilidade técnica e pelo virtuosismo em várias vertentes do jazz. Em 2000, foi premiado como melhor intérprete pelo Prêmio Nacional de Arte Altazor e, em 2008, venceu como melhor álbum de jazz, com “Imaginário”. O CD é um dos seis álbuns solo do músico, que já gravou e participou de shows de artistas como Luis Salinas, Ivan Lins, Carlos Figueroa, Mario Guerrero, Joe Vasconcellos, entre outros. Christian esteve em importantes festivais pelo mundo, com destaque para o Festival Cinars (Montreal), Jazz Bokbetel (Ucrânia), Old Town Folk Music (Chicago), Blue Note (Milão) e Festival de Música Latino-americana do Rio de Janeiro. Como professor, leciona baixo elétrico na Escola de Música e Som UNIACC. Christian também atua como diretor artístico e produtor de um selo musical.

- Luis Salinas
O violonista e guitarrista de jazz Luis Salinas produz uma música que inclui elementos de bossa nova, samba, salsa, boleros e jazz. Ele combina formas musicais sul-americanas tradicionais com o jazz moderno e a improvisação. Grande guitarrista argentino, começou sua carreira internacional com a gravação de um álbum na Suécia. A partir deste lançamento, se apresentou nos principais palcos do mundo, entre eles, Umea (Suécia), Montreux Jazz Festival (Suíça) e Festival Heritage Córsega (França). Em Havana, tocou para um público de mais de 30 mil pessoas, e foi elogiado por músicos como George Benson e Ivan Lins. Salinas foi premiado em diversas edições do Prêmio Gardel e indicado duas vezes ao Grammy Latino. Em 2006, como melhor álbum instrumental, e em 2008, pelo melhor álbum de tango.

- Toninho Horta
O guitarrista e compositor Toninho Horta começou a tocar violão aos nove anos. O músico iniciou sua carreira profissional aos 16, nas noites belo-horizontinas, época em que conheceu Milton Nascimento. Ao lado do amigo e companheiro, participou do Clube da Esquina, álbum que marcou os anos 1970. Toninho tocou com Gal Costa, Nana Caymmi, Elis Regina e João Bosco. Na década de 80, tocou com músicos de jazz em Nova Iorque, onde estudou na Juilliard School, no Lincoln Center. Foi o responsável por organizar o primeiro Seminário Brasileiro da Música Instrumental, em Ouro Preto. Em sua bagagem musical, 25 CDs lançados de sua autoria. Em 2005, foi indicado à 6ª edição do Grammy Latino, com o álbum “Com o pé no forró”. No ano de 2014, Toninho Horta foi homenageado pela WRD Big Band da Alemanha. Na ocasião, o músico se apresentou para 2 mil pessoas no Philarmonic Hall de Koln, interpretando 12 músicas autorais, com regência de Michael Abene e participação especial do saxofonista americano Ronnie Cuber.


SERVIÇO
Cuerdas del Sur
18/2, 21h
Teatro Bradesco
Ingresso: R$ 20,00

Comentários

Postagens mais visitadas