Jam-bú session no Prêmio Curupira de Música
O lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia, neste sábado, 20, no Parque dos Igarapés, conta com uma Jam-Bú Session e a participação de Saulo Duarte e a Unidade. A Jam reunirá os músicos Léo Chermont (guitarra/Pa), Adriano Souza (bateria/Pa), Nazaco Gomes (percussão/Pa), Luiz Félix (guitarra/Pa) e as cantoras Iva Rothe (Pa) e Lu Guedes (Pa).
O carimbó, porém, é a grande vedete da festa, realizada pelo Curupira Antenado, um movimento de resistência e independente, que está organizando outros campos de produção artística e musical. Clever dos Santos, integrante do Curupira, destaca a importância de ressaltar o carimbó não apenas como dança e música, mas principalmente como manifestação cultural de uma região.
Clever faz parte do “Carimbó de Icoaraci”, grupo que comandará uma grande roda do ritmo neste sábado, 20, durante o lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia. A roda compõe as atividades e movimentações do Prêmio Curupira para contribuir na campanha “Carimbó – Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro”, que vem buscando junto ao IPHAN o registro e documentação em torno da cadeia produtiva do carimbó.
O ‘Carimbó de Icoaraci’ nasceu a partir das rodas realizadas há 11 anos no Espaço Cultural Coisas de Negro, no Distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém. Os integrantes vieram de diferentes projetos musicais, e foram se reconhecendo no palco. A ideia de tocar ritmos tradicionais se tornou o elemento de identificação entre os músicos. Hoje, Nego Ray (curimbó); Ronafá Curuperé (curimbó), Clever dos Santos (maraca), Ney Lima (curimbó), Luizinho Lins (banjo) e Silvio Barbosa (flauta, sax) compõem a formação.
A apresentação do Carimbó de Icoaraci terá ainda como convidados, os mestres Jacó e Pedro Coutinho, do Grupo Uirapuru – do Mestre Verequete. “Este é apenas o início do nosso processo de documentação e valorização do carimbó. A partir daqui vamos manter outras ações integradas ao Movimento Curupira Antenado”, destaca Clever.
Saulo Duarte e a Unidade - “Minha música, tem uma pesquisa muito forte no carimbó e guitarradas. Mas tem muita coisa no som também, influência do reggae, do DUB, das artes visuais como o artista Banksy e do diretor de cinema Quentin Tarantino.
Então a música não tem como ser só de um lugar, acaba sendo Música Brasileira. Os gringos definem um monte de coisa em World Music, é por aí”, diz o músico Saulo Duarte, que nasceu Pará, morou em Fortaleza e atualmente vive em São Paulo, onde se apresenta com a banda “A Unidade”.
Com um trabalho interligado à cidade, Saulo se desdobra entre a expectativa de se apresentar na terrra onde nasceu e reverenciar os ícones da cultura local. “Faço questão de tocar Aldo Sena no meu repertório, de homenagear o grande mestre Pinduca, além de tocar outros carimbós e guitarradas autorais também”, adianta o músico.
Assim como os demais artistas da programação de lançamento, Saulo acredita na conexão proporcionada pelo Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia. Para ele, é uma oportunidade de fortalecimento da cena musical do setor, onde ser independente é um grito de liberdade.
Saulo acredita que, “a internet, os coletivos, os mp3, iPods e tudo mais ajudaram e muito na descentralização dessa demanda em cima de gravadoras.
Essas ferramentas deram a possibilidade do artista se expressar e manter diálogo com o seu público sem mediadores. Vejo que hoje o termo Cena Independente tem estado muito em vigor e tudo isso é muito positivo pra quem tem música boa e quer mostrar pro grande público”.
Serviço
Lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia. Dia 20 de agosto, a partir das 21h. No Espaço Jungle do Parque dos Igarapés - Travessa WE 12, nº 1000, Conjunto Satélite - Belém-PA. Ingressos: R$ 20,00 até 19/08/11 - Nas Lojas OI (Padre Eutíquio, Boulevard e Pátio Belém), Ná Figueredo, Circus Hamburgueria e Dona Dica (complexo Feliz Lusitânia). Apoio Cultural: OI Futuro, Ná Music, Proex.
Enviado por: Ilma Teixeira - ilmazen@gmail.com
Comentários
Postar um comentário