Mercado Criativo faz show especial com artistas do Norte de Minas no próximo domingo em Belo Horizonte

Nesse domingo, 27 de abril, 9 atrações do interior de Minas Gerais reúnem-se em Belo Horizonte para um encontro do Norte de Minas. O objetivo é trazer à capital uma mostra da cultura produzida em uma das messorregiões mais distantes do centro político do estado. As tradições populares vem a tona com apresentações de violas e sanfonas, bandas, exposição de produtos da região, samba de roda, reizado e muito mais!
O Mercado Criativo é um projeto de ocupação do terceiro andar do Mercado Novo (conhecido como Mercado das Borboletas) e busca incentivar a realização de eventos e encontros culturais. A realização do evento desse domingo fica por conta do MNDH Minas - Movimento Nacional dos Direitos Humanos, que trabalha com a valorização da cultura da região e oferece suporte para os nativos.
Confira a programação e conheça alguns artistas que participarão do evento:
1
1

Banda Apoenah

A banda Apoenah, fundada em 2012, traz em sua construção cultural a grande valorização das raízes regionais, especialmente do povo Norte Mineiro e das belezas naturais locais. A definição do trabalho deles é imprecisa, com influências diversas ligadas aos batuques, típicos do sertão , letras politizadas e, ao mesmo tempo, uma pegada totalmente roqueira.
Mistura que gerou o nome “Movimento Barrancarte”, defesa feita pela banda, natural de Itacarambi, cidade localizada a 229 km de Montes Claros, para a valorização cultural. “A banda é um marco de resgate cultural Norte Mineiro, com projeto coletivo, do qual trabalhamos a valorização de nossos patrimônios histórico-culturais e socioambientais, as riquezas de suas expressões culturais extraordinárias e com incentivos a grupos culturais de nossa cidade e região”, explica a banda.
1

Vanessa Gaia & Jorge Dikamba

Hoje Vanessa mora em Belo Horizonte, mas suas origens todas são de Luislândia. Iniciou suja na vida musical aos 9 anos, no coral da Igreja da comunidade, aos 11 anos se tronou-se salmista nas celebrações e anos depois foi chamada a compor as vozes soprando/meso soprando do Coral da FALE - faculdade de Letras UFMG.
Entre andançás pelo universo da musica, participou de oficinas de canto e teatro com Titane e João das Neves, oficinas de contação de historia com o contador de História Roberto Carlos, Participou no projeto musical do compositor, cantor, historiador Jorge Dikamba, Navegou pelo universo do HipHop participando de gravações e shows com o grupo Verdade Seja Dita – VSD, dentre outros nomes
Vanessa Gaia trás em seu repertorio, canções que a acompanharam sua caminhada entre o norte de minas e a metrópole BH, os momentos celebrados com a família, a beira do fogão a lenha, da velha casa de Dona Julia Gaia. Repertorio simples bem do jeito mineiro de ser.
2
Jorge Dikamba é um dedicado pesquisador das culturas brasileiras. Multi-instrumentista autodidata, realizou concertos, participou de shows ao lado de artistas de reconhecida competência e exerce intensa atividade junto a grupos de cultura popular em Minas Gerais há treze anos ininterruptos. Compositor arguto, possui elevada capacidade de articulação com diversas linguagens musicais. Percussionista em espetáculos de danças afro-brasileiras, tem atuado com grupos e artistas de renomada competência. Participou de eventos ao lado de grandes artistas mineiros, como Titane, Renegado, Helena Pena, Maurício Tizumba, Markú Ribas e Elza Soares, dentre outros. Fundou em 1998 a Cia. Baobá de Arte Africana (hoje Cia. Baobá Minas), com a qual fez dezenas de apresentações em vários estados do país. Está finalizando o CD autoral Dono do Tempo, contendo canções e peças instrumentais.
1

Joaci Ornelas

Sempre foi autodidata em viola caipira, instrumento a que se dedicou influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas. O músico desenvolve projetos de pesquisa e registro sonoro de manifestações culturais em Minas Gerais e hoje a viola está hoje ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças da musical renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior de Minas ou em suas próprias composições. Joaci é também um dos fundadores do grupo VivaViola, movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais, que acaba de lançar o primeiro CD "VivaViola, sessenta cordas em movimento" no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães.Foto: Joaci Ornelas, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães. Gravou em 2006 o CD "ANDEJO", que reúne mais da 15 anos de trabalho e pesquisa sobre a cultura popular no vales do São Francisco e Jequitinhonha.
1

Daniel Júnior

A tendência artística vem da infância. A iniciação musical ocorreu ainda na adolescência, em Pirapora-MG, no ambiente familiar com apoio dos pais. Influenciado pela coleção de discos que eles possuiam, aprendeu sozinho a tocar violão e teclado dentre outros instrumentos e desde então não parou mais.
Daniel já participou de vários grupos musicais e festivais de música popular, com premiações em alguns deles. Desenvolveu trabalhos em estúdio na criação e produção de jingles, trilhas sonoras, e participação em cd's de outros artistas. Finalmente em 2012 Daniel Jr. apresenta seu novo trabalho: o cd "Daniel Jr" traz no repertório músicas inéditas do cantor, releituras, e parcerias com as poetisas piraporenses Dóris Álvares e Ilzerita Rodrigues na música "À tua espera", além da regravação da música "segredo e mistério" do respeitado produtor musical Marcos Gauguin e do cantor mineiro Zebeto Corrêa. E assim, Daniel Jr, cantor, compositor, multi-instrumentista segue seu caminho musical, observando o mundo, cantando e contando em prosa e verso os casos de amor, as histórias do cotidiano, as reflexões do dia a dia e as belezas da vida.
CD 2

Victor Hugo Manga

Cantor, compositor e multi-intrumentisa, Victor Hugo Manga vem se destacando na cena norte-mineira desde a última década com um som original e inventivo, seja na interpretação de nomes consagrados do samba, rock e MPB, ou de composições próprias. Natural de Manga/MG, Victor é de família de músicos, e desde cedo transitou por vários instrumentos, do violão, flauta, piano à percurssão.Em Montes Claros cursa Música pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente viaja para pelo país, tocando em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, travando relações com músicos, poetas e agregando valores a um trabalho em fase de expansão. (Guilherme Rodrigues - poeta e professor de Literatura)
***

SERVIÇO

Mercado Criativo especial Encontro do Norte de Minas
Data: 27/04
Horário: 12 a 21 horas
Local: Mercado das Borboletas (Av. Olegário Maciel, 742, centro, piso 3)
Ingresso: Contribuição espontânea -> "Quanto vale o show?"

Comentários

Postagens mais visitadas