Jam-bú session no Prêmio Curupira de Música


O lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia, neste sábado, 20, no Parque dos Igarapés, conta com uma Jam-Bú Session e a participação de Saulo Duarte e a Unidade. A Jam reunirá os músicos Léo Chermont (guitarra/Pa), Adriano Souza (bateria/Pa), Nazaco Gomes (percussão/Pa), Luiz Félix (guitarra/Pa) e as cantoras Iva Rothe (Pa) e Lu Guedes (Pa).

O carimbó, porém, é a grande vedete da festa, realizada pelo Curupira Antenado, um movimento de resistência e independente, que está organizando outros campos de produção artística e musical. Clever dos Santos, integrante do Curupira, destaca a importância de ressaltar o carimbó não apenas como dança e música, mas principalmente como manifestação cultural de uma região.

Clever faz parte do “Carimbó de Icoaraci”, grupo que comandará uma grande roda do ritmo neste sábado, 20, durante o lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia. A roda compõe as atividades e movimentações do Prêmio Curupira para contribuir na campanha “Carimbó – Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro”, que vem buscando junto ao IPHAN o registro e documentação em torno da cadeia produtiva do carimbó.

O ‘Carimbó de Icoaraci’ nasceu a partir das rodas realizadas há 11 anos no Espaço Cultural Coisas de Negro, no Distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém. Os integrantes vieram de diferentes projetos musicais, e foram se reconhecendo no palco. A ideia de tocar ritmos tradicionais se tornou o elemento de identificação entre os músicos. Hoje, Nego Ray (curimbó); Ronafá Curuperé (curimbó), Clever dos Santos (maraca), Ney Lima (curimbó), Luizinho Lins (banjo) e Silvio Barbosa (flauta, sax) compõem a formação.

A apresentação do Carimbó de Icoaraci terá ainda como convidados, os mestres Jacó e Pedro Coutinho, do Grupo Uirapuru – do Mestre Verequete. “Este é apenas o início do nosso processo de documentação e valorização do carimbó. A partir daqui vamos manter outras ações integradas ao Movimento Curupira Antenado”, destaca Clever.

Saulo Duarte e a Unidade - “Minha música, tem uma pesquisa muito forte no carimbó e guitarradas. Mas tem muita coisa no som também, influência do reggae, do DUB, das artes visuais como o artista Banksy e do diretor de cinema Quentin Tarantino.

Então a música não tem como ser só de um lugar, acaba sendo Música Brasileira. Os gringos definem um monte de coisa em World Music, é por aí”, diz o músico Saulo Duarte, que nasceu Pará, morou em Fortaleza e atualmente vive em São Paulo, onde se apresenta com a banda “A Unidade”.

Com um trabalho interligado à cidade, Saulo se desdobra entre a expectativa de se apresentar na terrra onde nasceu e reverenciar os ícones da cultura local. “Faço questão de tocar Aldo Sena no meu repertório, de homenagear o grande mestre Pinduca, além de tocar outros carimbós e guitarradas autorais também”, adianta o músico.

Assim como os demais artistas da programação de lançamento, Saulo acredita na conexão proporcionada pelo Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia. Para ele, é uma oportunidade de fortalecimento da cena musical do setor, onde ser independente é um grito de liberdade.

Saulo acredita que, “a internet, os coletivos, os mp3, iPods e tudo mais ajudaram e muito na descentralização dessa demanda em cima de gravadoras.

Essas ferramentas deram a possibilidade do artista se expressar e manter diálogo com o seu público sem mediadores. Vejo que hoje o termo Cena Independente tem estado muito em vigor e tudo isso é muito positivo pra quem tem música boa e quer mostrar pro grande público”.

Parcerias: Institucional - Lei Semear, Fundação Cultural Tancredo Neves, Governo do Estado do Pará. Parcerias de Produção: Casarão Cultural Floresta Sonora, Circuito Polifônico, Coletivo Casa Preta, Coletivo Black Soul Samba, Coletivo Sala Livre, QualQuer Coletivo, SEBRAE, CUIA/UFPA (Circuito Universitário de Integração pela Arte), Instituto Ariri Bolonha, Ná Figueiredo, Associação de Mulheres Mestre Verequete.

Serviço
Lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia. Dia 20 de agosto, a partir das 21h. No Espaço Jungle do Parque dos Igarapés - Travessa WE 12, nº 1000, Conjunto Satélite - Belém-PA. Ingressos: R$ 20,00 até 19/08/11 - Nas Lojas OI (Padre Eutíquio, Boulevard e Pátio Belém), Ná Figueredo, Circus Hamburgueria e Dona Dica (complexo Feliz Lusitânia). Apoio Cultural: OI Futuro, Ná Music, Proex.

Enviado por: Ilma Teixeira - ilmazen@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas